domingo, 12 de junho de 2011

Atividade 1.5- Socialização dos textos:Ensinar e aprender com as mídias digitais,O papel do professor,Aprendizagem significativa.

Ensinar e aprender com as mídias digitais

Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. Diz respeito a levantar ou incentivar a identificação de temas ou problemas de investigação, discutir sua importância, possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista, reconhecer distintos caminhos na busca de sua compreensão ou solução, negociar redefinições, incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes, favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.
A melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o mundo, aprender de forma significativa e com sentido, potencializando o seu desenvolvimento para lidar com as características da sociedade atual, que enfatizam a autonomia do aluno para a busca constante de novas aprendizagens.
Veja a citação de Almeida e Prado (2005). "O uso da tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional."
(ALMEIDA E PRADO, 2005)


Leia o texto da citação na íntegra.
Integração tecnológica, linguagem e representação l
O papel do professor
mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem."
(PERRENOUD, 2000, p. 139)
Essas situações criadas pelo professor propiciam ao aluno a participação ativa e a aprendizagem significativa, levando-o a uma investigação e a uma problematização para a produção e o desenvolvimento de projetos e para a resolução de problemas.
Criar ambientes de aprendizagem com a presença das TIC pode indicar uma concepção da prática pedagógica com base na informatização do ensino e na transmissão de informações ou pode significar utilizá-la para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua.
O professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem é aquele que entrevista com sobretudo, se esforça para assumir uma atitude de reflexão freqüente e sistemática sobre sua prática, sobre o que seus pares falam da própria prática e sobre as teorias tratadas por autores de referência. Nesse sentido, buscamos nas atividades sugeridas aqui propor situações em que você possa articular teoria, prática e domínio da tecnologia, com vistas a auxiliá-lo a encontrar estratégias de ação que associam as TIC aos métodos ativos de aprendizagem.
Reflita

Aprendizagem significativa
O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por esta razão, é importante que o professor crie situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza - sociais e humanos - instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento humano.

Uma situação de aprendizagem que pode potencializar a aprendizagem significativa para o aluno é o trabalho por projetos.
No projeto o aluno pode aprender conceitos de forma contextualizada, e isto favorece a atribuição de sentido para aquilo que aprende.
Para que esta forma contextualizada de aprender se concretize, é importante que o professor instigue o aluno a estabelecer relações entre os aspectos presentes na vida pessoal, social, política e cultural, a mobilizar as competências cognitivas, sociais e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento.
Reflita

Nenhum comentário:

Postar um comentário