segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O HIPERTEXTO E OS NOVOS TERMOS ESCRITOS EM INGLÊS QUE APARECEM NA INTERNET

O HIPERTEXTO E OS NOVOS TERMOS ESCRITOS EM INGLÊS QUE APARECEM NA INTERNET


O hipertexto e os novos termos escritos em inglês que aparecem na Internet quando acesso. O que eles significam? A quem perguntar? Onde descobrir a resposta?

Em poucos minutos você vai descobrir muitos significados quando eu começar a contar um pouco do meu dia-a-dia.

Quando meu computador não ligou mais, meu técnico disse para eu fazer um BACKUP do que eu tinha guardado. Fiquei confusa, porque sempre que usava meu BROWSER surgia uma mensagem de erro. Para evitar estes problemas, sempre solicitei a um programa a limpeza do COOKIE. A cada DOWNLOAD que faço abro logo para ver se é um SPYWARE.

Outro problema pode ter sido que um programa mandava o tempo toda uma mensagem dizendo que tinha expirado. Afinal o que é EXPIRAR? Pensei comigo, será que o programa morreu?? A maioria dos programas que tenho é FREEWARE. Acessei a internet e fui até um FÓRUM e perguntei a muita gente, mas ninguém me respondeu se havia possibilidade de meu computador ter problema de HARDWARE. No fórum havia um LINK para outra página, mas logo desisti, porque pedia para fazer cadastro, colocar meu LOGIN.

Não consegui terminar o acesso ao fórum, quando surgiu um POP-UP. Pronto agora deu!! Era só o que faltava, recebi um SPAM dizendo que meu SOFTWARE que uso para digitar, o WORD é pirata, ilegal e manda eu clicar na URL, mas a minha conexão é WIRELESS está muito lenta e não vou conseguir fazer nada. Ontem nem consegui fazer o UPLOAD de uma foto para botar no Orkut. Puxa que vida essa de INTERNAUTA. Acho que vou pegar meu celular e acessar o WI-FI para ver os emails e me divertir um pouquinho, enquanto decido o que fazer.



VEJA ABAIXO A LISTAGEM DOS TERMOS UTILIZADOS NO TEXTO ACIMA E OUTROS MAIS COMUNS:

BACKUP: Termo utilizado para designar cópias de segurança de arquivos, documentos, programas.

BROWSER (ou navegador): é o programa que utilizamos para "navegar" pelas páginas da web, ex.: Internet Explorer e Mozilla Firefox... é o programa que exibe o Desvendando a WEB pra você!

COOKIE: É um arquivo salvo por um site no seu computador. Em geral serve para armazenar dados sobre seus hábitos de navegação na internet. Por exemplo: como o Orkut sabe que este é meu login? =P (Não sabe o que é login? tem o significado aí embaixo ! :D)

DOWNLOAD: Copiar o arquivo da internet para o seu computador.

EXPIRAR: verbo maluco esse, né? Esse termo é usado na informática quando queremos dizer que o prazo para usar um programa gratuito acabou, e que a partir de agora só pagando...hehehe

FÓRUM: Espaço onde os internautas podem realizar debates escritos sobre determinado assunto.

FREEWARE : programas gratuitos.

HARDWARE: é o computador da sua casa. Qualquer peça do seu computador pode ser chamada de Hardware.

INTERNAUTA: Pessoa que navega na internet para acessar o que lhe interessa.

LINK: É uma conexão de uma palavra, imagem ou objeto para outro.

LOGIN: sua identificação em qualquer sistema ou site da Internet.

LOGOUT: sair do sistema ou de site da internet.

PLUGIN: Programa que pode ser instalado no navegador e que permite o uso de recursos extras, como o acesso a vídeo ou a documentos em Flash.

POP-UP: Pequena janela que se abre sobre a página visitada. Normalmente é usado para publicidade.

SOFTWARE : são os programas que usamos. O WORD, o EXCEL, o WINDOWS, o MSN... são softwares.

SPAM: Emails enviados em massa cujo objetivo é divulgar produtos ou criar tráfego desnecessário na internet (ou seja, aqueles emails chatos que só fazem encher a caixa de entrada =P).

UPLOAD: Copiar um arquivo do computador para a internet.

URL: É o endereço de site, que fica localizado acima no navegador. Por exemplo: http://linuxeducacionalcg.blogspot.com/ é o endereço do blog.

VOIP: também chamado voz sobre IP. É um serviço de transmissão de voz via internet que pode funcionar como um telefone comum quando conectado a um adaptador. Tem programas grátis que fazem isso, como o Skype, por exemplo... Não conhece o Skype?

WIRELESS: permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão.

WI-FI: Do Inglês Wireless Fidelity. Um tipo de rede sem fio.

SPYWARE: Consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.

12 comentários:

  1. Este texto proporcionor-me mais conhecimentos com as palavras em inglês

    ResponderExcluir
  2. O texto é muito interessante pois, contribuiu para um melhor entendimento sobre a linguagem tecnológica.




    Dalva Pereira

    ResponderExcluir
  3. O TEXTO FOI BEM INTERESSANTE ONDE APERFEIÇOAMOS NOSSOS CONHECIMENTOS DIANTE DAS NOVA TECNOLOGIAS.
    ANNA MAURA VILAR.

    ResponderExcluir
  4. O texto é bem interessante, constitui um guia de bolso para o acesso à internet e uso do computador.
    Nayara

    ResponderExcluir
  5. o proinfo é um programa muito bom fazendo com que profissionais da educação conheça o mundo das tecnologias e se aperfeiçõem cada vez mais. ( Rose )

    ResponderExcluir
  6. O TEXTO FOI DE EXTREMA IMPORTÃNCIA,POIS FACILITOU NÃO SO O MODO DE COMO TRABALHAR ESSES ASPECTOS MAS TAMBEM A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA QUE É CONHECE-LOS.
    ALDEIR JOSÉ DE FARIAS

    ResponderExcluir
  7. O texto foi muito interesante pois consengui tirar algumas duvidas que antes nao conseguia entender.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante, pois as tecnologias estão em todos os lugares, portanto é necessário acompanharmos os avanços para facilitar a nossa vida. ANA KELLY

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante, pois as tecnologias estão em todos os lugares, portanto é necessário acompanharmos os avanços para facilitar a nossa vida. ANA KELLY

    ResponderExcluir
  10. Apesar do tempo ser muito pouco, achei interessante, pois devemos inovar nossa prática pedagógica e facilitar o desenvolvimento das nossas crianças.

    santana.

    ResponderExcluir
  11. Quero neste momento parabeniza os facilitadoes deste curo e em seguida dizer que o mesmo contribuiu muito para o meu aprendizado, a metodologia foi bem aplicada, espero que continuem aperfeiçoando os educadores para que venhamos a desenvolver bem a tecnologia com os nossos alunos.
    vanicleide

    ResponderExcluir