terça-feira, 14 de setembro de 2010

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Nayara Tatianna Santos da Costa
Supervisora Educacional, Mestranda em Educação pela UFPB
(nayticosta@yahoo.com.br)
Na sociedade pós-moderna é fato que a presença de tecnologias cada vez mais avançadas, modifiquem o ritmo de vida de inúmeras pessoas, facilitando a interação e comunicação ilimitadas de maneira mais ágil. É certo também que a influência desses mecanismos nas atividades profissionais em setores diversos implica na adequação de competências, de modo que se permita perceber a importância que a capacitação no uso das novas tecnologias assume nesse contexto.
Tendo em vista que no âmbito da Educação as transformações ocorrem de maneira mais lenta, sendo contudo também permeadas por essas inovações, é possível notar alguns impasses quanto a relação estabelecida entre os processos educativos, seus sujeitos e o notável avanço tecnológico que impregna os domínios sociais.
Nesse sentido, observamos em Educação Básica um panorama que se caracteriza pelos aspectos relacionais:
Profissionais da Educação Básica e as novas tecnologias
Nessa relação temos de maneira geral a representação de uma espécie de estranhamento entre as duas perspectivas, sendo o profissional da Educação, mais especificamente o professor, um personagem que se apresenta na atualidade ainda num processo de aproximação ou num contato inicial com os aparelhos tecnológicos, sendo o computador o meio mais explorado, ainda que superficialmente, uma vez que nem todos dominam suas possibilidades em termos de hardware ou software, principalmente. Recursos como o data show, por exemplo, são usados muito timidamente ainda, e o aperfeiçoamento no manuseio de meios como este entre outros se faz necessário para que todo processo educacional, desde seu planejamento, venha a sofrer contribuições positivas nesse sentido.
Sujeitos aprendentes e as novas tecnologias
Nessa esfera temos um relacionamento muito mais íntimo, no que se refere a compreensão e na agilidade na utilização dos recursos tecnológicos de maneira geral, no entanto temos também nesse cenário uma ausência ou uma baixa incidência do uso desses meios em atividades didáticas reais, ou seja, esses sujeitos em sua maioria asseguram o uso contínuo e freqüente, sobretudo do computador e da internet, apenas para comunicação, afirmação de identidades, popularidade, divulgação da própria imagem e relacionamentos afetivos.
Educação Básica e novas tecnologias
Diante desses aspectos, podemos notar portanto, que embora os investimentos na Educação Básica estejam no seu “melhor momento”, uma vez que já temos na nossa escola pública os recursos que nos permitem dinamizar o ensino e a rotina didática, como é o caso do laboratório de informática, o data show, etc; ainda se faz urgente o investimento no “humano”, para que esses profissionais se envolvam na dinamicidade do uso adequado da tecnologia de maneira a contribuir para a motivação de todos os sujeitos imbricados nesse processo.
Lembrando entretanto, que não basta que o processo educativo esteja “preenchido” de recursos, mesmo reconhecendo o valor dos mesmos, é necessário dar-se atenção e importância maior àqueles que podem fazer a diferença: os profissionais da educação. E assim como Werneck já pontuava, destacar que os melhores recursos disponíveis para implementar uma educação de qualidade consistem nos SERES HUMANOS.

12 comentários:

  1. Nos dias atuais com os grandes avanços tecnológicos, ensinar e aprende pode e deve ser algo prazeroso para docente e discente. Tais avanços nos permitem aprender de formas diferentes em lugares diferentes, no entanto concordo com você quando enfatiza no seu texto que ainda se faz urgente o investimento no humano. O professor, mediador do conhecimento, formador de opinião, seja lá com ele ou ela for chamado, o que realmente sabemos é que o professor é insubstituível.
    Andréia Carla

    ResponderExcluir
  2. Nayra,você realmente discutiu no seu texto todo que se vem falando no momento a respeito das novas tecnologias,porém, gostaria de ressaltar algo muito relevante:PRECISAMOS COLOCAR AS MÃOS NA MASSA.A PALAVRA DE ORDEM É AÇÃO/ OU A ESCOLA ACOMPANHA DE FATO AS NOVAS TECNOLOGIAS OU NÓS VAMOS FICAR SOZINHOS NA SALA DE AULA.

    FABIOLA

    ResponderExcluir
  3. Apesar de tanto investimento do Governo Federal em tecnologias,faz-se necessário um maior investimento no professor, pois o nossos alunos hoje são mestres na Era Digital tornando as nossas aulas enfadonhas e desinteressantes.
    Lucineide

    ResponderExcluir
  4. Hoje se faz necessário, ou seja, é indispensável fazer usos das novas tecnologias, pois como tudo está avançando, nós temos que avançar também e inovar nosso trabalho de forma criativa e dinâmica.

    ResponderExcluir
  5. As novas tecnologias estão a nossa frente e temos que nos atualizar junto com elas.concordo plenamente com você quando ressalta que ser humano é fonte insubstituível do processo educativo,uma vez que ele se realiza atravéz do contato com o outro e,é nítido a necessidade de usarmos estes novos instrumentos para que facilite esta aprendizagem.iranete

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O texto remete uma realidade bem próxima a nós que fazemos à Educação, temos essa relação com os meios tecnológicos, porém ainda temos dificuldade em levar estes recurso para nossa sala de aula, os motivos são inúmeros e variados, podendo ser a falta de habilidade com os equipamentos, a indisponibilidade de equipamento, enfim a certeza que tenho é que o primeiro passo está sendo dado pelos diversos segmentos, é a capacitação dos profissionais para lidar com esta realidade que bate à porta, ou melhor já adentrou em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. Concordo quando o texto retrata que os investimentos na Educação Básica estão avançando tecnologicamente. Reessaltando que devemos utilizar na sala de aula esses novos recursos tecnológicos atrelados a mudanças nas metodologias de ensino.

    ResponderExcluir
  9. hoje e indispensavel o uso tecnologico nos precisamos usar,conhecer para navegar no mundo novo

    ResponderExcluir
  10. De acordo com o texto,nós professores devemos contribuir sim com as novas tecnologias. Hoje, é necessário na nossa aprendizagem, pois vivemos num mundo cercado de avanços tecnológicos.


    SANTANA

    ResponderExcluir