Chegamos a etapa final do Curso Introdução a Educação Digital Linux 40 horas.
O nosso maior desejo é que tenhamos alcançados o nosso objetivo: contribuir de forma significativa na sua prática pedagogica através das novas tecnologias. Que os recursos aqui apresentados se façam presentes no cotidiano da sua sala de aula, e que os educandos sejam os maiores beneficiados com os conhecimentos que você adquiriu.
Em breve estaremos dando continuidade a novos cursos, para assim, podermos contribuir cada vez mais para o conhecimento no campo tecnológico dos educadores e educandos do nosso município.
Andréia e Marcos
Formadores do Linux Educacional
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Andréia Carla Medeiros de Souza Balduino
Pedagoga, Pós graduada em Psicopedagogia,
Email ( a.balduino73@hotmail.com, a.balduino@yahoo.com.br,andreiamedeiros2010@gmail.com)
Nos dias atuais são notórios como os avanços tecnológicos têm causado profundas mudanças na sociedade inclusive na educação na qual os alunos e alunas já trazem um vasto conhecimento e vivência a respeito desse desenvolvimento.
Frente a esta nova realidade a escola que é responsável pela intelectualidade e moralidade dos alunos deve assumir o papel de democratização dos saberes e reconhecer a necessidade de inserir a tecnologia para dentro dos seus muros. A escola está sendo desafiada a adequar-se as exigências da atualidade, a incorporar aos seus recursos tradicionais novas tecnologias que tornem os alunos mais motivados e as aulas mais produtivas,pois comprovadamente as tecnologias educacionais são instrumentos capazes de seduzir os educandos e que devem ser utilizadas para facilitar o processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais eficaz.
Esses recursos não devem ser utilizados somente como passa-tempo, diversão, mas para ser entendido, construído e os discentes possam ser inseridos da melhor forma ao contexto da modernidade.
O modo de aprender atual ficou diferente do que foi no passado. O mediador do conhecimento já não desperta interesse nos educandos ensinando de maneira tradicional, sendo assim os profissionais da educação principalmente os professores devem incluir as novas tecnologias com ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. É um grande desafio para esses profissionais. Dominarem para se sobressaírem. Sobressaírem-se para sobreviver.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
REFLEXÃO
PARA REFLETIR...
"O uso da tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional."
(ALMEIDA E PRADO, 2005)
AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Nayara Tatianna Santos da Costa
Supervisora Educacional, Mestranda em Educação pela UFPB
(nayticosta@yahoo.com.br)
Na sociedade pós-moderna é fato que a presença de tecnologias cada vez mais avançadas, modifiquem o ritmo de vida de inúmeras pessoas, facilitando a interação e comunicação ilimitadas de maneira mais ágil. É certo também que a influência desses mecanismos nas atividades profissionais em setores diversos implica na adequação de competências, de modo que se permita perceber a importância que a capacitação no uso das novas tecnologias assume nesse contexto.
Tendo em vista que no âmbito da Educação as transformações ocorrem de maneira mais lenta, sendo contudo também permeadas por essas inovações, é possível notar alguns impasses quanto a relação estabelecida entre os processos educativos, seus sujeitos e o notável avanço tecnológico que impregna os domínios sociais.
Nesse sentido, observamos em Educação Básica um panorama que se caracteriza pelos aspectos relacionais:
Profissionais da Educação Básica e as novas tecnologias
Nessa relação temos de maneira geral a representação de uma espécie de estranhamento entre as duas perspectivas, sendo o profissional da Educação, mais especificamente o professor, um personagem que se apresenta na atualidade ainda num processo de aproximação ou num contato inicial com os aparelhos tecnológicos, sendo o computador o meio mais explorado, ainda que superficialmente, uma vez que nem todos dominam suas possibilidades em termos de hardware ou software, principalmente. Recursos como o data show, por exemplo, são usados muito timidamente ainda, e o aperfeiçoamento no manuseio de meios como este entre outros se faz necessário para que todo processo educacional, desde seu planejamento, venha a sofrer contribuições positivas nesse sentido.
Sujeitos aprendentes e as novas tecnologias
Nessa esfera temos um relacionamento muito mais íntimo, no que se refere a compreensão e na agilidade na utilização dos recursos tecnológicos de maneira geral, no entanto temos também nesse cenário uma ausência ou uma baixa incidência do uso desses meios em atividades didáticas reais, ou seja, esses sujeitos em sua maioria asseguram o uso contínuo e freqüente, sobretudo do computador e da internet, apenas para comunicação, afirmação de identidades, popularidade, divulgação da própria imagem e relacionamentos afetivos.
Educação Básica e novas tecnologias
Diante desses aspectos, podemos notar portanto, que embora os investimentos na Educação Básica estejam no seu “melhor momento”, uma vez que já temos na nossa escola pública os recursos que nos permitem dinamizar o ensino e a rotina didática, como é o caso do laboratório de informática, o data show, etc; ainda se faz urgente o investimento no “humano”, para que esses profissionais se envolvam na dinamicidade do uso adequado da tecnologia de maneira a contribuir para a motivação de todos os sujeitos imbricados nesse processo.
Lembrando entretanto, que não basta que o processo educativo esteja “preenchido” de recursos, mesmo reconhecendo o valor dos mesmos, é necessário dar-se atenção e importância maior àqueles que podem fazer a diferença: os profissionais da educação. E assim como Werneck já pontuava, destacar que os melhores recursos disponíveis para implementar uma educação de qualidade consistem nos SERES HUMANOS.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
O HIPERTEXTO E OS NOVOS TERMOS ESCRITOS EM INGLÊS QUE APARECEM NA INTERNET
O HIPERTEXTO E OS NOVOS TERMOS ESCRITOS EM INGLÊS QUE APARECEM NA INTERNET
O hipertexto e os novos termos escritos em inglês que aparecem na Internet quando acesso. O que eles significam? A quem perguntar? Onde descobrir a resposta?
Em poucos minutos você vai descobrir muitos significados quando eu começar a contar um pouco do meu dia-a-dia.
Quando meu computador não ligou mais, meu técnico disse para eu fazer um BACKUP do que eu tinha guardado. Fiquei confusa, porque sempre que usava meu BROWSER surgia uma mensagem de erro. Para evitar estes problemas, sempre solicitei a um programa a limpeza do COOKIE. A cada DOWNLOAD que faço abro logo para ver se é um SPYWARE.
Outro problema pode ter sido que um programa mandava o tempo toda uma mensagem dizendo que tinha expirado. Afinal o que é EXPIRAR? Pensei comigo, será que o programa morreu?? A maioria dos programas que tenho é FREEWARE. Acessei a internet e fui até um FÓRUM e perguntei a muita gente, mas ninguém me respondeu se havia possibilidade de meu computador ter problema de HARDWARE. No fórum havia um LINK para outra página, mas logo desisti, porque pedia para fazer cadastro, colocar meu LOGIN.
Não consegui terminar o acesso ao fórum, quando surgiu um POP-UP. Pronto agora deu!! Era só o que faltava, recebi um SPAM dizendo que meu SOFTWARE que uso para digitar, o WORD é pirata, ilegal e manda eu clicar na URL, mas a minha conexão é WIRELESS está muito lenta e não vou conseguir fazer nada. Ontem nem consegui fazer o UPLOAD de uma foto para botar no Orkut. Puxa que vida essa de INTERNAUTA. Acho que vou pegar meu celular e acessar o WI-FI para ver os emails e me divertir um pouquinho, enquanto decido o que fazer.
VEJA ABAIXO A LISTAGEM DOS TERMOS UTILIZADOS NO TEXTO ACIMA E OUTROS MAIS COMUNS:
BACKUP: Termo utilizado para designar cópias de segurança de arquivos, documentos, programas.
BROWSER (ou navegador): é o programa que utilizamos para "navegar" pelas páginas da web, ex.: Internet Explorer e Mozilla Firefox... é o programa que exibe o Desvendando a WEB pra você!
COOKIE: É um arquivo salvo por um site no seu computador. Em geral serve para armazenar dados sobre seus hábitos de navegação na internet. Por exemplo: como o Orkut sabe que este é meu login? =P (Não sabe o que é login? tem o significado aí embaixo ! :D)
DOWNLOAD: Copiar o arquivo da internet para o seu computador.
EXPIRAR: verbo maluco esse, né? Esse termo é usado na informática quando queremos dizer que o prazo para usar um programa gratuito acabou, e que a partir de agora só pagando...hehehe
FÓRUM: Espaço onde os internautas podem realizar debates escritos sobre determinado assunto.
FREEWARE : programas gratuitos.
HARDWARE: é o computador da sua casa. Qualquer peça do seu computador pode ser chamada de Hardware.
INTERNAUTA: Pessoa que navega na internet para acessar o que lhe interessa.
LINK: É uma conexão de uma palavra, imagem ou objeto para outro.
LOGIN: sua identificação em qualquer sistema ou site da Internet.
LOGOUT: sair do sistema ou de site da internet.
PLUGIN: Programa que pode ser instalado no navegador e que permite o uso de recursos extras, como o acesso a vídeo ou a documentos em Flash.
POP-UP: Pequena janela que se abre sobre a página visitada. Normalmente é usado para publicidade.
SOFTWARE : são os programas que usamos. O WORD, o EXCEL, o WINDOWS, o MSN... são softwares.
SPAM: Emails enviados em massa cujo objetivo é divulgar produtos ou criar tráfego desnecessário na internet (ou seja, aqueles emails chatos que só fazem encher a caixa de entrada =P).
UPLOAD: Copiar um arquivo do computador para a internet.
URL: É o endereço de site, que fica localizado acima no navegador. Por exemplo: http://linuxeducacionalcg.blogspot.com/ é o endereço do blog.
VOIP: também chamado voz sobre IP. É um serviço de transmissão de voz via internet que pode funcionar como um telefone comum quando conectado a um adaptador. Tem programas grátis que fazem isso, como o Skype, por exemplo... Não conhece o Skype?
WIRELESS: permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão.
WI-FI: Do Inglês Wireless Fidelity. Um tipo de rede sem fio.
SPYWARE: Consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
O hipertexto e os novos termos escritos em inglês que aparecem na Internet quando acesso. O que eles significam? A quem perguntar? Onde descobrir a resposta?
Em poucos minutos você vai descobrir muitos significados quando eu começar a contar um pouco do meu dia-a-dia.
Quando meu computador não ligou mais, meu técnico disse para eu fazer um BACKUP do que eu tinha guardado. Fiquei confusa, porque sempre que usava meu BROWSER surgia uma mensagem de erro. Para evitar estes problemas, sempre solicitei a um programa a limpeza do COOKIE. A cada DOWNLOAD que faço abro logo para ver se é um SPYWARE.
Outro problema pode ter sido que um programa mandava o tempo toda uma mensagem dizendo que tinha expirado. Afinal o que é EXPIRAR? Pensei comigo, será que o programa morreu?? A maioria dos programas que tenho é FREEWARE. Acessei a internet e fui até um FÓRUM e perguntei a muita gente, mas ninguém me respondeu se havia possibilidade de meu computador ter problema de HARDWARE. No fórum havia um LINK para outra página, mas logo desisti, porque pedia para fazer cadastro, colocar meu LOGIN.
Não consegui terminar o acesso ao fórum, quando surgiu um POP-UP. Pronto agora deu!! Era só o que faltava, recebi um SPAM dizendo que meu SOFTWARE que uso para digitar, o WORD é pirata, ilegal e manda eu clicar na URL, mas a minha conexão é WIRELESS está muito lenta e não vou conseguir fazer nada. Ontem nem consegui fazer o UPLOAD de uma foto para botar no Orkut. Puxa que vida essa de INTERNAUTA. Acho que vou pegar meu celular e acessar o WI-FI para ver os emails e me divertir um pouquinho, enquanto decido o que fazer.
VEJA ABAIXO A LISTAGEM DOS TERMOS UTILIZADOS NO TEXTO ACIMA E OUTROS MAIS COMUNS:
BACKUP: Termo utilizado para designar cópias de segurança de arquivos, documentos, programas.
BROWSER (ou navegador): é o programa que utilizamos para "navegar" pelas páginas da web, ex.: Internet Explorer e Mozilla Firefox... é o programa que exibe o Desvendando a WEB pra você!
COOKIE: É um arquivo salvo por um site no seu computador. Em geral serve para armazenar dados sobre seus hábitos de navegação na internet. Por exemplo: como o Orkut sabe que este é meu login? =P (Não sabe o que é login? tem o significado aí embaixo ! :D)
DOWNLOAD: Copiar o arquivo da internet para o seu computador.
EXPIRAR: verbo maluco esse, né? Esse termo é usado na informática quando queremos dizer que o prazo para usar um programa gratuito acabou, e que a partir de agora só pagando...hehehe
FÓRUM: Espaço onde os internautas podem realizar debates escritos sobre determinado assunto.
FREEWARE : programas gratuitos.
HARDWARE: é o computador da sua casa. Qualquer peça do seu computador pode ser chamada de Hardware.
INTERNAUTA: Pessoa que navega na internet para acessar o que lhe interessa.
LINK: É uma conexão de uma palavra, imagem ou objeto para outro.
LOGIN: sua identificação em qualquer sistema ou site da Internet.
LOGOUT: sair do sistema ou de site da internet.
PLUGIN: Programa que pode ser instalado no navegador e que permite o uso de recursos extras, como o acesso a vídeo ou a documentos em Flash.
POP-UP: Pequena janela que se abre sobre a página visitada. Normalmente é usado para publicidade.
SOFTWARE : são os programas que usamos. O WORD, o EXCEL, o WINDOWS, o MSN... são softwares.
SPAM: Emails enviados em massa cujo objetivo é divulgar produtos ou criar tráfego desnecessário na internet (ou seja, aqueles emails chatos que só fazem encher a caixa de entrada =P).
UPLOAD: Copiar um arquivo do computador para a internet.
URL: É o endereço de site, que fica localizado acima no navegador. Por exemplo: http://linuxeducacionalcg.blogspot.com/ é o endereço do blog.
VOIP: também chamado voz sobre IP. É um serviço de transmissão de voz via internet que pode funcionar como um telefone comum quando conectado a um adaptador. Tem programas grátis que fazem isso, como o Skype, por exemplo... Não conhece o Skype?
WIRELESS: permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade de uso de cabos, através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão.
WI-FI: Do Inglês Wireless Fidelity. Um tipo de rede sem fio.
SPYWARE: Consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
História do Linux
O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds. E Unix, é o nome de um sistema operacional de grande porte, no qual contaremos sua história agora, para que você entenda melhor a do Linux.
A origem do Unix tem ligação com o sistema operacional Multics, projetado na década de 1960. Esse projeto era realizado pelo Massachusets Institute of Technology (MIT), pela General Eletric (GE) e pelos laboratórios Bell (Bell Labs) e American Telephone na Telegraph (AT&T). A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários usuários compartilhando os recursos de um único computador), sendo assim, o sistema mais arrojado da época. Em 1969, já exisita uma versão do Multics rodando num computador GE645.]
Ken Thompsom era um pesquisador do Multics e trabalhava na Bell Labs. No entanto, a empresa se retirou do projeto tempos depois, mas ele continuou seus estudos no sistema. Desde então, sua idéia não era continuar no Multics original e sim criar algo menor, mas que conservasse as idéias básicas do sistema. A partir daí, começa a saga do sistema Unix. Brian Kernighan, também pesquisador da Bell Labs, foi quem deu esse nome.
Em 1973, outro pesquisador da Bell Labs, Dennis Ritchie, rescreveu todo o sistema Unix numa linguagem de alto nível, chamada C, desenvolvida por ele mesmo. Por causa disso, o sistema passou a ter grande aceitação por usuários externos à Bell Labs.
Entre 1977 e 1981, a AT&T, alterou o Unix, fazendo algumas mudanças particulares e lançou o System III. Em 1983, após mais uma série de modificações, foi lançado o conhecido Unix System IV, que passou a ser vendido. Até hoje esse sistema é usado no mercado, tornando-se o padrão internacional do Unix. Esse sistema é comercializado por empresas como IBM, HP, Sun, etc. O Unix, é um sistema operacional muito caro e é usado em computadores poderosos (como mainframes) por diversas multinacionais.
Qual a relação entre o Unix e o Linux, ou melhor, entre o Unix e Linus Torvalds?
Para responder essa pergunta, é necessário falar de outro sistema operacional, o Minix. O Minix é uma versão do Unix, porém, gratuita e com o código fonte disponível. Isso significa que qualquer programador experiente pode fazer alterações nele. Ele foi criado originalmente para uso educacional, para quem quisesse estudar o Unix "em casa". No entanto, vale citar que ele foi escrito do “zero” e apesar de ser uma versão do Unix, não contém nenhum código da AT&T e por isso pode ser distribuído gratuitamente.
A partir daí, “entra em cena” Linus Torvalds. Ele era um estudante de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki, na Filândia e em 1991, por hobby, Linus decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix. Para divulgar sua idéia, ele enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet (uma espécie de antecessor da Internet). A mensagem pode ser vista no final deste artigo. No mesmo ano, ele disponibilizou a versão do kernel (núcleo dos sistemas operacionais) 0.02 e continuou trabalhando até que em 1994 disponibilizou a versão 1.0. Até o momento em que este artigo estava sendo escrito, a versão atual era a 2.6.
O Linux é um sistema operacional livre e é uma re-implementação das especificações POSIX (padronização da IEEE, Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica) para sistemas com extensões System V e BSD. Isso signfica que o Linux é bem parecido com Unix, mas não vem do mesmo lugar e foi escrito de outra forma.
Mas porque o Linux é gratuito?
Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva. Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.
Licença GPL
O Linux está sob a licença GPL, permite que qualquer um possa usar os programas que estão sob ela, com o compromisso de não tornar os programas fechados e comercializados. Ou seja, você pode alterar qualquer parte do Linux, modificá-lo e até comercialiazá-lo, mas você não pode fechá-lo (não permitir que outros usuários o modifiquem) e vendê-lo.
GNU
Mas a história do Linux não termina por aqui. É necessário também saber o que é GNU. GNU é um projeto que começou em 1984 com o objetivo de desenvolver um sistema operacional compatível com os de padrão Unix. O Linux em si, é só um kernel. Linus Torvalds, na mesma época que escrevia o código-fonte do kernel, começou a usar programas da GNU para fazer seu sistema. Gostando da idéia, resolveu deixar seu kernel dentro da mesma licença.
Mas, o kernel por si só, não é usável. O kernel é a parte mais importante, pois é o núcleo e serve de comunicador entre o usuário e o computador. Por isso, com o uso de variantes dos sistemas GNU junto com o kernel, o Linux se tornou um sistema operacional.
Mas você pode ter ficado confuso agora. O que é o Linux então? O que é GNU? Simplesmente, várias pessoas uma versões modificadas dos sistemas GNU, pensando que é o Linux em si. Os programadores que trabalham com ele, sabem que o Linux, é basicamente o kernel, conforme já foi dito, mas todos, chamam esse conjunto de Linux (há quem defenda o uso de GNU/Linux).
Finalizando, o projeto GNU é um dos responsáveis pelo sucesso do Linux, pois graças à “mistura” de seus programas com o kernel desenvolvido por Linus Torvalds, o Linux vem mostrando porque é um sistema operacional digno de habilidades insuperáveis por qualquer outro sistema.
Informática - Brasil Escola
A origem do Unix tem ligação com o sistema operacional Multics, projetado na década de 1960. Esse projeto era realizado pelo Massachusets Institute of Technology (MIT), pela General Eletric (GE) e pelos laboratórios Bell (Bell Labs) e American Telephone na Telegraph (AT&T). A intenção era de que o Multics tivesse características de tempo compartilhado (vários usuários compartilhando os recursos de um único computador), sendo assim, o sistema mais arrojado da época. Em 1969, já exisita uma versão do Multics rodando num computador GE645.]
Ken Thompsom era um pesquisador do Multics e trabalhava na Bell Labs. No entanto, a empresa se retirou do projeto tempos depois, mas ele continuou seus estudos no sistema. Desde então, sua idéia não era continuar no Multics original e sim criar algo menor, mas que conservasse as idéias básicas do sistema. A partir daí, começa a saga do sistema Unix. Brian Kernighan, também pesquisador da Bell Labs, foi quem deu esse nome.
Em 1973, outro pesquisador da Bell Labs, Dennis Ritchie, rescreveu todo o sistema Unix numa linguagem de alto nível, chamada C, desenvolvida por ele mesmo. Por causa disso, o sistema passou a ter grande aceitação por usuários externos à Bell Labs.
Entre 1977 e 1981, a AT&T, alterou o Unix, fazendo algumas mudanças particulares e lançou o System III. Em 1983, após mais uma série de modificações, foi lançado o conhecido Unix System IV, que passou a ser vendido. Até hoje esse sistema é usado no mercado, tornando-se o padrão internacional do Unix. Esse sistema é comercializado por empresas como IBM, HP, Sun, etc. O Unix, é um sistema operacional muito caro e é usado em computadores poderosos (como mainframes) por diversas multinacionais.
Qual a relação entre o Unix e o Linux, ou melhor, entre o Unix e Linus Torvalds?
Para responder essa pergunta, é necessário falar de outro sistema operacional, o Minix. O Minix é uma versão do Unix, porém, gratuita e com o código fonte disponível. Isso significa que qualquer programador experiente pode fazer alterações nele. Ele foi criado originalmente para uso educacional, para quem quisesse estudar o Unix "em casa". No entanto, vale citar que ele foi escrito do “zero” e apesar de ser uma versão do Unix, não contém nenhum código da AT&T e por isso pode ser distribuído gratuitamente.
A partir daí, “entra em cena” Linus Torvalds. Ele era um estudante de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki, na Filândia e em 1991, por hobby, Linus decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix. Para divulgar sua idéia, ele enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet (uma espécie de antecessor da Internet). A mensagem pode ser vista no final deste artigo. No mesmo ano, ele disponibilizou a versão do kernel (núcleo dos sistemas operacionais) 0.02 e continuou trabalhando até que em 1994 disponibilizou a versão 1.0. Até o momento em que este artigo estava sendo escrito, a versão atual era a 2.6.
O Linux é um sistema operacional livre e é uma re-implementação das especificações POSIX (padronização da IEEE, Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica) para sistemas com extensões System V e BSD. Isso signfica que o Linux é bem parecido com Unix, mas não vem do mesmo lugar e foi escrito de outra forma.
Mas porque o Linux é gratuito?
Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva. Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.
Licença GPL
O Linux está sob a licença GPL, permite que qualquer um possa usar os programas que estão sob ela, com o compromisso de não tornar os programas fechados e comercializados. Ou seja, você pode alterar qualquer parte do Linux, modificá-lo e até comercialiazá-lo, mas você não pode fechá-lo (não permitir que outros usuários o modifiquem) e vendê-lo.
GNU
Mas a história do Linux não termina por aqui. É necessário também saber o que é GNU. GNU é um projeto que começou em 1984 com o objetivo de desenvolver um sistema operacional compatível com os de padrão Unix. O Linux em si, é só um kernel. Linus Torvalds, na mesma época que escrevia o código-fonte do kernel, começou a usar programas da GNU para fazer seu sistema. Gostando da idéia, resolveu deixar seu kernel dentro da mesma licença.
Mas, o kernel por si só, não é usável. O kernel é a parte mais importante, pois é o núcleo e serve de comunicador entre o usuário e o computador. Por isso, com o uso de variantes dos sistemas GNU junto com o kernel, o Linux se tornou um sistema operacional.
Mas você pode ter ficado confuso agora. O que é o Linux então? O que é GNU? Simplesmente, várias pessoas uma versões modificadas dos sistemas GNU, pensando que é o Linux em si. Os programadores que trabalham com ele, sabem que o Linux, é basicamente o kernel, conforme já foi dito, mas todos, chamam esse conjunto de Linux (há quem defenda o uso de GNU/Linux).
Finalizando, o projeto GNU é um dos responsáveis pelo sucesso do Linux, pois graças à “mistura” de seus programas com o kernel desenvolvido por Linus Torvalds, o Linux vem mostrando porque é um sistema operacional digno de habilidades insuperáveis por qualquer outro sistema.
Informática - Brasil Escola
domingo, 29 de agosto de 2010
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
Iniciamos o curso Introdução à Educação Digital, o mesmo está sendo oferecido em todo o Brasil pelos NTEs e municípios acompanhados pela UNDIME e tem como objetivo capacitar professores para o uso do computador e da Internet na prática pedagógica. O Sistema Operacional utilizado é o Linux Educacional 3.0, instalado nas escolas participantes que já traz um sofisticado e interativo acervo de programas educativos.
Também neste curso vamos utilizar o blog como ferramenta educativa, portanto, em breve, todos poderão acompanhar aqui os conteudos dos blogs que serão produzidos pelas três turmas que estão cursando "Introdução à Educação Digital" no município de Assunção.
Sejam bem vindos e participem.
Também neste curso vamos utilizar o blog como ferramenta educativa, portanto, em breve, todos poderão acompanhar aqui os conteudos dos blogs que serão produzidos pelas três turmas que estão cursando "Introdução à Educação Digital" no município de Assunção.
Sejam bem vindos e participem.
Assinar:
Postagens (Atom)